Futakuchi Onna - A lenda da mulher com duas bocas
Image source: Yokai.com.
A lenda de Futakuchi Onna é muito antiga, uma história clássica do japão, apesar de ainda ser muito conhecida na atualidade, sobretudo entre os mais jovens.
A figura de Futakuchi Onna é a de uma mulher bela e delicada, de longos cabelos pretos, mas esta tem duas bocas, uma das bocas está escondida na parte de trás da sua cabeça, tapada pelo seu cabelo.
Esta figura mitológica, considerada um demónio Yokai, assombra o imaginário dos japoneses e de todos os fãs de lendas bizarras.
Conta-se que Futakuchi Onna se casou com um homem avarento, que achou que ela seria a mulher ideal para ele, por duas razões: era elegante e parecia não comer muito.
De facto, a Futakuchi Onna na presença do seu marido, o qual era muito avarento, comia muito pouco e era sempre muito agradável, porém quando o marido se ausentava a mulher ia comer, as reservas de arroz que tinham guardadas.
A mulher tinha uma existência paralela, sem o conhecimento do marido.
O marido de Futakuchi Onna estava admirado pelas reservas de arroz desaparecem, da sua despensa, não tinha uma explicação para este mistério.
Um dia, o marido enganou a sua mulher de duas bocas, tendo ficado escondido a vigiar os seus movimentos, foi quando descobriu que estava casado com um demónio.
Futakuchi Onna era controlada pela sua segunda boca, pelos desejos e vontades. Assim sendo, a mulher ameaçou matar o marido, sem ter receio das consequências. O marido fugiu assustado, ficou escondido várias semanas, com medo que Futakuchi Onna o comesse também.
Há outras versões, da lenda de Futakuchi Onna.
Numa delas, esta bela mulher de duas bocas era casada com um agricultor que tinha uma filha de um anterior casamento, a criança morreu de fome devido aos maus tratos de Futakuchi Onna e que o espírito da criança a atormentou para sempre.
Há, ainda, uma versão que indica que a segunda boca de Futakuchi Onna, na parte de trás da cabeça, teve origem num golpe de machado, provocado por um marido abusador e que a maltratava, batendo-lhe e não lhe dando alimento. No fim, o marido acabou por ser aterrorizado pela Futakuchi Onna e por ter a sua comida devorada, como vingança.
Esta lenda faz-nos pensar na avareza e na sensação de fome, que faz com que as pessoas sejam capazes de ações desesperadas de violência.
Inspiração para cultura pop:
Mawile um pokémon do tipo aço e fada foi baseado numa Futakuchi Onna.
Comentários
Enviar um comentário