Nure Onna - A lenda da mulher cobra

 


Image Source: Yokai.com

A lenda de Nure Onna é originária do Japão, da ilha de Kyushu. A figura de Nure Onna é algo similar à das famosas sereias, mas esta ao invés de cauda de peixe possui corpo de serpente e língua bifurcada. 

Frequentemente, Nure Onna é associada a uma paisagem aquática, surgindo a nadar em rios ou perto das margens. Na verdade, Nure Onna alimentava-se de corpos humanos, engolindo-os como uma serpente. Usualmente, aparenta ser frágil e estar em perigo de vida, de forma a atrair as suas presas humanas, que a tentam salvar. 

O truque de Nure Onna é apelar à caridade dos humanos, por isso conta-se que esta Yokai costuma ter um recém nascido nos braços, enquanto finge que se afoga; os humanos caiem no truque, ao segurarem o falso recém-nascido são puxados para o fundo das águas, pois na verdade seguram uma pedra.

Esta lenda apela ao ouvinte/leitor, para ter cuidado com as aparências, pois muitas vezes os que pedem ajuda podem também ter intenções ocultas, que nos podem prejudicar. Apenas podemos ajudar os outros quando temos certeza que não seremos prejudicados pela nossa boa vontade e generosidade.

Infelizmente, não há referências da Nure Onna na cultura pop. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rokurokubi - A lenda da Mulher de pescoço comprido

Okiku - A lenda que inspirou a Samara do The Ring - O Aviso