Kappa - A lenda da tartaruga sanguínea
Image Source: Yokai.com
O Kappa é um yokai (espírito) de uma lenda japonesa, que vive nos rios, lagos e etc. E pode ser encontrado em todo do Japão.
Os Kappas são humanoides reptilianos aquáticos com a estrutura de uma criança humana, mas apesar do seu tamanho, são mais fortes do que um homem adulto.
A sua pele é escamosa e a sua cor pode variar do verde, vermelho ou azul. O seus corpos são adaptados para nadar, pois tem mãos e pés desajeitados, tem um bico e carapaça de tartaruga e uma pele elástica e impermeável que cheira a peixe. Tem três ânus que permitem que estes soltem três vezes mais gases que os humanos, têm os seus antebraços presos um ao outro dentro da suas carapaças e quando alonga um braço outro se contrai. Tem uma depressão em forma de prato no topo do seu crânio e este prato deve estar sempre cheio de água, pois sem água no prato o Kappa não se consegue se mexer e pode morrer
Os Kappas quando são jovens vivem em grupos mas em adultos vivem vidas solitárias. É habitual fazerem amizades com outros yokai e por vezes com humanos.
Os Kappas são dos poucos Yokais capazes de aprender línguas humanas, tem um grande conhecimento de medicina e na arte de fixar ossos. De acordo com a lenda, foi um Kappa que ensinou essas habilidades aos humanos. Para se divertirem eles gostam de pregar partidas, de praticar artes marciais e de jogar alguns jogos. Apesar de serem orgulhosos e teimosos, os Kappa são muito honrados pois não quebram uma promessa. Alimentam-se de quase tudo mas preferem pepinos e entranhas humanas.
Os Kappas são referenciados no Shinto (uma religião) como uma espécie de deus da água, é costume os humanos devotos fazerem ofertas de pepinos nas margens dos rios e em troca o Kappa ajuda as pessoas a regar os campos, faz amizades com crianças solitárias e joga com os adultos.
Os Kappas também podem ser perigosos, nos locais onde vivem é frequente colocarem avisos. Podem atacar animais sem nenhuma razão. Costumam fazer barulho em público e adoram espiar as mulheres enquanto elas nadam nos rios.
Por vezes as suas brincadeiras se tornam violentas, os Kappas sequestram ou violam as nadadoras e matam pessoas.
O método preferido de ataque é afogar as vitimas ou morde-las até à morte, devoram também humanos vivos.
Na água os Kappas não deixam fugir as suas vitimas mas em terra é possível subjugar o Kappa curvando a cabeça várias vezes para o cumprimentar, como é costume no Japão, o Kappa vai se sentir na obrigação de cumprimentar também e se o Kappa se curvar muito baixo vai perder a água do prato e como foi vencido o Kappa jura lealdade ao seu vencedor para o resto da vida.
Inspiração há cultura pop
Na franquia Pokémon, o pokémon Lombre do tipo água e erva foi inspirado non Kappa.
Na serie jogos de anime Yokai Watch, Walkappa e Faux Kappa do tribo Charming foram baseado no Kappa.
Comentários
Enviar um comentário