Ningyo - A lenda da sereia japonesa

 


Image source: Yokai.com


Ningyo é uma sereia japonesa que é muito diferente das sereias da tradição ocidental. As sereias do Oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo são belas e sedutoras e as Ningyo do Oceano pacifico e Mar do Japão são seres horríveis. 

Ningyo são mais parecidas com peixes do que humanos, podem ter desde rostos feios de peixes como ter torsos humanos inteiros com dedos longos e ossudos e garras afiadas. O tamanho das Ningyo pode variar desde o de uma criança humana ou de uma grande foca.

Desde o final do período Edo e a abertura do Japão para o Ocidente as Ningyo que se assemelham as sereias do estilo ocidente tornaram-se populares no Japão mas a sereia tradicional japonesa é mais feia do que bela.

Os primeiros registos de sereias no Japão são encontrados no Nihon Shoki, que é um dos livros mais antigos da história clássica japonesa.

Acredita-se que a carne de uma Ningyo concede vida eterna e juventude a quem a comer, sendo este um tema que aparece em muitos contos populares. Mas os humanos que tentem ferir ou capturar uma Ningyo podem ser afetados por uma poderosa maldição. Algumas lendas dizem que cidades inteiras foram engolidas por terramotos ou ondas gigantes.


Inspiração há cultura pop





Image source: Yokai Watch wikia.com

Na serie de jogos e anime Yokai Watch, as Yokais clássicas Mermaidyn (nas versões japonesas Ningyo) e a sua evolução Mermadonna (nas versões japoneasa Yao Bikuni) do tribo Slippery são baseadas nas Ningyo.



Image source: Puyo Puyo wikia.com

Na serie de jogos Puyo Puyo, A Serilly foi é uma Ningyo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rokurokubi - A lenda da Mulher de pescoço comprido

Okiku - A lenda que inspirou a Samara do The Ring - O Aviso

Nure Onna - A lenda da mulher cobra