Kijo - A lenda do demónio fêmea

 


Image source: Yokai.com

Kijo são demônios femininos e tem algumas semelhanças com as mulheres humanas. Algumas tem olhos vermelhos, amarelos, pele azul, chifres afiados, garras longas, vestem-se com trapos e tem cabelo longo e despenteado. 

As mulheres que cometem crimes perversos, tem rancor terrível em sua alma ou tem ciúme muito intenso se transformaram em Kijo. Elas vivem em cavernas nas montanhas ou em casas abandonadas onde continuam a cometer as suas práticas cruéis. Kijo tem mais força do que a maioria  dos humanos mas são menos fortes do que Oni.

Kijo conseguem fazer feitiços muito poderosos, conseguindo lançar maldições, criar venenos e criar ilusões complexas. Algumas Kijo dedicam-se a vingança pessoal ou a algum objetivo político.

Kijo são tema de lendas japonesas: muitos são os contos de fadas, filmes e etc..., estes foram criados para entreter, divertir e pregar a moralidade.

Kijo é um termo amplo, que geralmente abrange qualquer demônio feminino. O nome Kijo é formado da combinação dos dois kanji para Oni e mulher. Ao contrário de Oni, Kijo não parece ter a nenhuma ligação com inferno a além da vida e na morte. E Kijo e Oni normalmente não são vistos juntos.


A inspirações pop são paracidas a do Oni.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rokurokubi - A lenda da Mulher de pescoço comprido

Okiku - A lenda que inspirou a Samara do The Ring - O Aviso

Nure Onna - A lenda da mulher cobra