Jorogumo - A lenda da mulher aranha.
A lenda de Jorogumo vem do período Edo, a idade da paz ininterrupta (1603 - 1868), que durou 268 anos. Neste período de tempo, a cidade de Edo (atual cidade de Tóquio) valorizou o desenvolvimento das artes e educação. Este período da história do Japão teve governação feudal dos xoguns, pela família Tokugawa.
Nesta época acreditava-se que a aranha Joro ao completar 400 anos ganhava poderes mágicos, transformando-se numa mulher. As várias lendas, desta mulher-aranha, relatam episódios em que primeiro seduz homens, acabando depois por os matar e devorar.
A Jorogumo vivia na base das cascatas de Joren, em Izu, Shizuoka.
Esta mulher não se costumava mostrar a qualquer pessoa, ela escolhia e esperava pelas suas presas, que normalmente eram homens jovens e belos, os quais se deixavam enfeitiçar pela beleza e talentos artísticos de Jorogumo.
Jorogumo tocava Biwa, um instrumento musical parecido a um alaúde, para cativar os caminhantes até si. Usualmente, os homens que atraia eram cativados pela gentileza de Jorogumo, que aparecia junto da base da cascata a tocar Biwa ou a mergulhar na água.
Diz-se que Jorogumo gostava dos homens que matava, por isso eram escolhidos.
Também se dizia que ela roubava os homens que matava.
Sem se aperceberem, os homens eram enrolados nas teias de Jorogumo, sem terem escapatória possível.
Inspiração de cultura pop:
No anime Vampire + Rosario, a Keito, a líder da nova Newspapper club é uma Jorogumo.
Muito bom...wow
ResponderEliminar