Hitotsume Kozo - A lenda da criança com um olho
Image Source: Yokai.com
Hitotsume Kozo são yokais com a aparência de pequenos duendes e são conhecidos em todo o Japão. Eles usam mantos e a cabeça raspada como pequenos monges budistas, tem uma longa língua vermelha e um olho enorme.
Hitotsume Kozo é relativamente inofensivo e a sua característica mais preocupante é aparecer de repente e surpreender as pessoas em ruas escuras.
Para além desta característica, diz-se no Leste do Japão que todos os anos no dia 8 de Dezembro, Hitotsume Kozo viaja pela terra e regista em livros as famílias que estiveram mal naquele ano, eles usam esta informação para decidir a sorte de cada família no ano seguinte. Antes de serem entregues ao deus da má sorte para este decidir a sorte de cada família, estes livros estão protegidos com a divindade guardiã das viagens até dia 8 de Fevereiro. Numa cerimonia em meados de Janeiro os aldeões locais queimam e reconstroem os santuários na esperança de queimarem os livros de Hitotsume Kozo antes que eles os venham buscar, na esperança de escapar ao desastre daquele ano.
Alguns acreditam que a origem de Hitotsume Kozo estão de alguma forma ligados ao templo principal da seita Tendai do budismo e outros acreditam que foram divindades das montanhas locais que com o tempo evoluíram e se transformaram em yokai.
Lendas: Um homem visitou um amigo em negócios e enquanto esperava na sala de recepção um menino com cerca de 10 anos apareceu e começou a rolar e desenrolar maliciosamente um pergaminho que estava pendurado, quando o homem o repreendeu, o menino virou-se e gritou ''fique quieto!'' mas o rosto do menino tinha apenas um olho. O homem gritou e desmaiou necessitando de ser levado para sua casa, ele ficou acamado por 20 dias mas recuperou-se na totalidade.
Existem também contos que relatam a aparição de Hitotsume Kozo para surpreender as pessoas nas ruas á noite e estas ficam paralisadas ou desmaiam.
Inspiração para cultura pop
Comentários
Enviar um comentário