Hashihime - A lenda da mulher da ponte
Image Source: Yokai.com
Hashihime são deusas muito ciumentas que vivem nas pontes. Normalmente estão vestidas com túnicas brancas, pintura facial branca e um tripé com cinco velas. Esta roupa é usada para fazer maldições.
Hashihime guarda as pontes que habituam, elas são muito competitivas e invejosas. Se alguém, enquanto estiver a passar a ponte de Hashihime, elogia outra ponte, algo terrível pode acontecer a essa pessoa.
Hashihime são muito homenageadas pelas pessoas que vivem perto e existem santuários perto das pontes onde elas vivem. Quanto há guerra as pessoas pedem proteção da ponte contra os invasores a Hashihime. Quando existem paz é deusa da separação, as pessoas pedem ajuda com separações ou divórcios. Seu poder de separação é muito forte que os casais evitam passar em frente ao santuário de Hashihime, os recém casados preferem passar de baixo da ponte de barco em vez de passarem em cima da ponte, pois não querem correr o risco do seu casamento ser a amaldiçoado.
A história de Hashihime mais famosa é de Tsurugi no Maki, em The Tale of The Heike e é recontada na peça de Noh Kanawa. Em que fala de uma mulher que estava cheia de raiva e ciúme do seu ex marido pois ele a tinha trocado por outra mulher, ela durante várias noites visitou o santuário pedido aos deuses que a transformassem num demónio poderoso, pois a mulher só queria ver o seu ex marido destruído, depois de 7 noites os deuses lhe disseram para ela mergulhar no rio Ujo por 21 dias, ela assim fez e se vestiu como Hashihime nesse ritual, o seu coração se encheu de ódio e passados estes dias ela se transformou em Hashihime de Uji. Nessa noite o seu ex marido teve um sonho horrível e pediu ajuda a Onmyoji, Abe-no-Semei que reconheceu o sonho e com a sua magia conseguiu evitar que Hashihime atacasse o real casal, ela desapareceu e ameaçou que voltaria em outra altura.
Comentários
Enviar um comentário