A lenda da Tamamo no Mae

 


Image source: Yokai.com

Tamamo no Mae é a Kitsune mais famosa da mitologia japonesa. É uma raposa mágica de nove caudas e é uma das Yokai mais poderosas que já existiu. As habilidades mágicas de Tamamo no Mae eram utilizadas para obter poder e tirar beneficio às custas de outras pessoas. Tamamo no Mae viveu durante período Heian, o seu objetivo era matar o imperador e ficar com o seu lugar, apesar de não tido de sucesso, as suas ações desestabilizaram o país, e o conduziram a uma das guerra civis mais importantes na história japonesa. Por esse motivo é considerada um dos Três Terríveis Yokai do Japão.

A História de Tamamo no Mae é retratada na literatura, noh, kabuki, bunraku e outras formas de arte. Tem sido um assunto popular ao longo da história japonesa e existem várias variações das histórias.

Tamano no Mae nasceu há cerca 3500 anos no que hoje é China. Não se sabe muito sobre a infância, mas ficou muito poderosa e tornou-se numa Kyubi no Kitsune de pêlo dourado de rosto branco com poder mágico supremo. Ela usou o seu charme e inteligência para avançar  na sua posição e influenciar assuntos mundiais

Durante a dinastia Shang, Tamamo no mae era conhecida como Daji. Ela disfarçou-se duma linda mulher e tornou-se amante favorita do rei Zhou de Shang. Daji gostava de assistir e inventar novas formas de tortura. Ela causou a queda dinastia e consegui fugir para um reino de Magadha na India, em 1046 aC.

Em  Magadha, ela era conhecida como Lady Kayo e tornou-se esposa do rei Kalmashapada, ela usou os seus encantos para dominar o rei fazendo o cometer vários horrores, por exemplo matar sacerdotes. Eventualmente ela fugiu de volta para a China.

Durante a dinastia Zhou, ela chamava-se Bao Si, em 709 aC ela se tornou uma amante do rei You ela manipulou o rei e tornou-se rainha. O rei cometeu vários atos de maldade para agradar a sua esposa e todos o seus nobres o abandonaram e traíram. O rei You foi morto, Bao Si foi capturada mas consegui fugir e dinastia Zhou ocidental foi encerada em 771 aC.

Nos anos 700 reapareceu disfarçada de uma rapariga de 16 anos chamada Wakamo, ela consegui enganar os lideres enquanto se preparavam para voltar o Japão, Wakamo juntou-se á tripulação que a levou para o Japão onde se escondeu durante 300 anos.

Na década de 1090, ela aparece transformada no um bebé humano e escondeu-se a beira da estrada, um casal encontro-a e batizou-a de Mikuzume. Ela era muito inteligente, bonita e talentosa. quando tinha 7 anos recitou poesia para o imperador e este gostou logo dela e tornou-a serva na sua corte. Não havia pergunta que ela não soubesse responder e tinha o rosto mais lindo do Japão.

Quanto Mikuzume tinha 18 anos foi realizado o recital de poesia e instrumentos em sua homenagem. Durante recital uma tempestade caiu sobre o palácio, todas as velas foram apagadas de repente uma luz brilhante emanou do corpo de Mikuzume, iluminando a sala, todos ficaram impressionados, ganhou o nome de Tamamo na Mae e o rei casou com ela.

Tamamo no Mae fez que o rei ficasse muito doente, o astrólogo Abe No Yasunari, que foi contratado para descobrir o motivo da doença do rei, descobriu que Tamamo no Mae era na verdade um Kitsune (espirito de raposa). Alguns anos depois o rei enviou Kazusa no Suke e Miura no Zuke para matar a raposa nas planícies de Nasu.

Apesar da sua morte, o espirito de Tamamo no Mae assombrou uma pedra enorme que soltava gás venenoso de forma continua, matando todos os seres vivos que a tocaram. Diz-se que o monge Genno Shinsho exorcizou o espirito da raposa permitindo que o espirito descansasse em paz.

Inspiração à cultura pop



Image source: Ko-Fi.com

Em Fate/Order, a Tamamo no Mae foi baseada na figura do mesmo nome.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rokurokubi - A lenda da Mulher de pescoço comprido

Okiku - A lenda que inspirou a Samara do The Ring - O Aviso

Nure Onna - A lenda da mulher cobra