Tsuru nyōbō - A lenda da esposa grou

 


Image Source: Yokai.com

Tsuru Nyobo assumem a forma humana para agradecer a alguém que foi gentil com eles e são um exemplo dos contos de fada comuns no Japão sobre casamentos entre animais e humanos.
Era inverno quando um pobre jovem que estava a apanhar lenha nas montanhas viu uma ave ferida no chão, com uma flecha de um caçador espetada na asa. O homem apoximou-se, retirou a flecha e fez um curativo na asa e assim a ave consegui voltar a voar.
Pouco tempo depois, numa noite fria, bateram à porta do homem e quando ele a abriu ficou supreendido ao ver uma bela jovem que lhe pediu para passar a noite em sua casa. Ele recebeu-a e ofereceu-lhe a pouca comida que tinha. Os dias passaram e a mulher continuou lá até que perguntou ao homem se queria casar com ela. Ele que gostava da sua companhia aceitou e construiu um tear como prenda de casamento, a pedido da noiva.
Quando o tear ficou pronto ela disse-lhe que precisava de total privacidade para trabalhar e que durante sete dias ele não podia vê-la. O marido ouvia o baralho do tear mas cumpriu a promessa e após o sétimo dia ela saiu da sua sala de trabalho muito cansada e com o tecido mais lindo que ele já tinha visto. Depois levou-o à cidade para o vender e quando regressou disse à mulher que o comprador queria outro igual. Desta vez, ao ouvir o barulho do tear, o homem perguntou-se como ela podia fazer um tecido tão extraodinário se eles só tinham um único carretel de linha e a sua curiosidade levou-o a abrir a porta da sala de trabalho para espiar. Lá dentro viu uma ave a trabalhar no tear, puxando as suas próprias penas uma a uma, usado-as no lugar do fio para tecer o tecido e tinha o corpo quase nu e cheio de dolorosas manchas vermelhas. O homem ficou tão espantado que fechou silencosamente a porta e deixou-a terminar o seu trabalho. Uma vez mais, após o sétimo dia, a mulher saiu com um aspecto exausto e com um tecido tão lindo como o primeiro. Percebendo o que tinha acontecido ela explicou-lhe que era a ave que ele salvara do caçador naquela noite e para retribuir a sua gentileza transformou-se em humana para estar ao seu lado.
Mas agora ele tinha quebrado a promessa e ela não podia ficar com ele, então transformou-se de novo em ave e voou para longe, juntando-se a um bando, para nunca mais ser vista.

Inspiração na cultura pop.



Image source: SNK.fandom.com

Na serie jogos de luta Samurai Shodown, Irona foi inspirada na Tsuru nyobo, ela também assume a forma humana e trata-se uma empregada.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Okiku - A lenda que inspirou a Samara do The Ring - O Aviso

Rokurokubi - A lenda da Mulher de pescoço comprido

Teke Teke - A Lenda da Mulher cortada ao meio